Viver do agronegócio e da agricultura é um constante desafio, dentre tantas preocupações os produtores rurais precisam estar atentos ao tempo, ao desenvolvimento do plantio e as temidas pragas, que reduzem o desempenho e revelam um cenário desagradável para qualquer produtor.
É nesse mesmo cenário que surge uma nova personagem: a Startup alagoana Yathē Agritech. Pioneira no setor da agricultura de precisão em Alagoas, a empresa tem o papel de inovar a produção no campo através da coleta e análise de dados de áreas de plantio, contando com tecnologias de Inteligência Artificial (IA) que conseguem identificar famílias ou espécies de pragas e ervas-daninha, além de déficit hídrico através de imagens captadas por drones. Hoje, a startup que iniciou suas atividades em 2022, é uma das que integram o Hub de Startups apoiado pela SNA – o SNASH.
Faturamento e futuro sustentável
Tratando-se de faturamento e sustentabilidade da startup, o Mercado de Agricultura de Precisão no Brasil demonstra uma conjuntura promissora, já que, em termos globais, o PIB do Agronegócio deve crescer 61% (R$40 bilhões) até 2026. Uma das missões da startup, além de apresentar excelentes resultados financeiros, é agregar a sustentabilidade à produção agropecuária no país, trazendo uma melhor eficiência na utilização de agroquímicos, visando uma melhor qualidade de vida para os produtores.
“As dores dos nossos clientes, identificadas de forma presencial e remota, são tratadas pela Yathē Agritech com o objetivo principal é a missão de manter essa e a próxima geração de agricultores motivadas a trabalhar na produção de alimentos saudáveis, livres ou com o mínimo de aplicação de agrotóxicos”, explica o engenheiro agrônomo e um dos fundadores da empresa, Arthur Tavares.
Além dele, que também é professor na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), a Yathē conta com João Verçosa, Engenheiro Agrônomo e Mestrando de Informática pelo Instituto de Computação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL); e Renata Guedes, que é formada em Engenharia, especialista em marketing estratégico e internacionalização de startups.
Parcerias e Conquistas
Atualmente, a empresa já possui parcerias estratégicas formalizadas pela Yathē as Usinas de açúcar e etanol Santa Clotilde e Santa Maria, e com a EleJota empreendimentos agropecuários, do Grupo Luiz Jatobá, além da Iconsull soluções estratégicas e a venture capital Usina de Startup.
Visando atender demandas de públicos específicos, a empresa conta com diversos softwares prontos para atender as necessidades do público-alvo. “Nossa startup conta com 9 softwares desenvolvidos, sendo 7 deles para cana-de-açúcar e 2 para pastagem. Também utilizando imagens de satélite e de drone”, explica Arthur.
A startup Yathe Agritech se consolida no mercado por cultivar o conhecimento sustentável de maneira eficiente e inovadora. O programa Catalisa ICT, do Sebrae, indicou que a startup atingiu o valor de 3,00 de score de Maturidade, além da participação no evento RISE (Rio Scientific Entrepreneurship), na Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), para pesquisadores empreendedores, em que foi premiada com o terceiro lugar na modalidade melhor Pitch.
*Com informações do site A Lavoura.